Home Institucional AD. Jandira
História da Igreja (1953 - 2012)

.:: O INÍCIO :..

No ano de 1953, mudaram-se algumas famílias evangélicas para a cidade de Jandira e procuraram alguma Igreja Assembléia de Deus. No entanto não a encontraram, e a mais próxima ficava em outra cidade distante. Devido o transporte público nessa época ser precário, dificultando a locomoção, estes irmãos decidiram então iniciar um ponto de pregação no município, o qual foi instalado no bairro do Pedreira, próximo à Vila Angelina. Iniciados os trabalhos, foi designado o diácono Maurico Marcondes como dirigente.

Após um ano, o trabalho mudou para o centro de Jandira, na esquina da Rua Willian Wadell, num porão de um prédio de propriedade do Sr. Henrique Samartino. Posteriormente, tal local onde existia apenas um ponto de pregação, tornou-se uma congregação. Esta congregação ficou neste local durante 2 anos, sendo dirigida pelo diácono Roque José da Costa, que foi substituído pelo diácono Jácomo Perego.

O trabalho foi crescendo e o pequeno porão já não era suficiente para abrigar um cada vez maior número de pessoas. Desta maneira, todos os membros da congregação oraram a Deus, buscando confirmação para uma mudança de local, e mudaram o trabalho para a Praça 8 de Dezembro, na Avenida Conceição Samartino, nº 187, centro de Jandira. O dirigente nessa época era Eufrozino Domingues de Almeida. Após essa mudança e instalado num salão mais amplo, a Obra de Deus cresceu ainda mais.

.:: COMPRA DO TERRENO E CONSTRUÇÃO :..

Pela graça do Senhor Jesus, foi comprado um terreno na Rua Henrique Samartino, nº 19, onde construiram um pequeno templo e a Obra de Deus não teve mais que depender de imóveis alugados. Passados mais alguns anos, o pequeno templo foi reformado e veio a ocupar o terreno por inteiro, como se vê hoje. Alguns dos irmãos que trabalharam no multirão de construção: Ignácio Levinet e seus filhos (Paulo, Victor, João, Anatole e Fernando), Isnard Aparecido Rolim, Geraldo José de Souza, Tarcísio da Cunha, José Ferreira, João Augusto Guerino Leite, João Ribeiro, Lamartine Antônio de Oliveira, Denis Manoel Dias, Enoque Fortunato, Sergio Cunha, Ezequias, Ramiro, José Bento, Geraldo Soares Santana, João Soares, Sebastião Barreto, Severino Costa e outros.

A Obra não parou de crescer e vários dirigentes passaram pela congregação, os quais nem todos os nomes ficaram registrados, mas receberam de Deus a recompensa prometida aos fiéis. Abaixo segue os nomes dos obreiros que dirigiram a igreja de Jandira (não necessariamente em ordem cronológica): Maurico Marcondes, Roque José da Costa, Jácomo Perego, Eufrozino Domingues Almeida, Eulino Cândido, Antônio Fernandes, Inocêncio Candido da Silva, José Machado, José da Silva, João Vicente de Oliveira, Izau Pereira de Souza, Emídio Rosa Lima, João Feliciano, Lázaro da Silva, Cecílio Faustino, Deiró Felício de Andrade, Alcir Florentino dos Santos, Amador Mendes Leal, João Tavares, Assis Juares Marques, Isnard Aparecido Rolim, Antonio Sabino, Ademar Madaleno, Jasson Secundo Barreto, Edson Dantas de Macedo, Isaac Luiz dos Santos.

.:: AUTONOMIA ADMINISTRATIVA :..

A Igreja Assembléia de Deus em Jandira recebeu autonomia em 03 de novembro de 1999 e tornou-se o CAMPO DE JANDIRA, tendo a sua primeira diretoria formada por: Pr. Isaac Luiz dos Santos (presidente), Ev. Márcio Aparecido da Silva (1º Vice-Presidente), Pr. Pedro da Costa Osório (2º Vice-Presidente), Pr. Antônio Ribeiro (3º Vice-Presidente), Pb. Alexandre Luiz dos Santos (1º Secretário), Coop. Aparecido Edson dos Santos

(2º Secretário), Coop. Ibson Santos da Silva (3º Secretário), Pb. Cícero Francisco Sabino (1º Tesoureiro), Coop. Daniel Costa Aguiar (2º Tesoureiro).

Antes da emancipação, a Igreja de Jandira foi presidida pelos seguintes pastores: Pr. Alexandre Alegria, Pr. Ataíde Rodrigues e Pr. Luiz Gonzaga de Medeiros; após a emancipação: Pr Isaac Luiz dos Santos (1999-2003 e o atual, Pr. José Aelson Mendes de Souza.

.:: O CAMPO DE JANDIRA - HOJE :..

A diretoria atual é formada por: Pr. José Aelson Mendes de Souza (Presidente) — que assumiu em 02/11/2003, Pr. Pedro da Costa Osório (1º Vice-Presidente), Pr. Isnard Aparecido Rolim (2º Vice-Presidente), Pr Luiz José Sobrinho (3º Vice-Presidente), Pr. Sérgio Ricardo da Cruz (4º Vice-Presidente), Coop. Benedito Beraldo da Silva (1º Secretário), Dc. Daniel da Costa Aguiar (2º Secretário), Dc. Jônatas Mendes de Souza (3º Secretário), Pr. Cícero Francisco Sabino (1º Tesoureiro), Ev. Marcos (2º Tesoureiro) e como tesoureiro da Sede, o Pb. Lamartine Antônio de Oliveira.

Hoje o Campo de Jandira conta com 35 igrejas sendo vinte e uma no município de Jandira (Sede, Sagrado Coração, Alvorada I, Alvorada II, Sol Nascente, Vila Rolim, Jardim Márcia, Jardim Gabriela, Jardim Santa Teresa, Brotinho, Jardim Fátima, Jardim Marília, Santa Cecília, Vila Godinho, Vale do Sol, Vila Eunice, Ouro Verde, Vila da Amizade, Jardim Briquet, Jardim Pedreira e Jardim São João); quatro congregações no município de Tapiraí, interior de São Paulo (Bairro dos Góes, Bairro do Turvo, Big Vale e Tapiraí-Centro); seis congregações na cidade de Florianópolis-SC (Bairro Monte Cristo, Bairro Fátima, Saco Grande, Picada do Sul, Forquilinhas e Potecas), no Pernambuco, na cidade de Paulista-PE, conta-se mais 2 congregações (Bairro do Janga e Ilha de Itamaracá), 1 na cidade de Monte Negro-RS e 1 na cidade de São Bento na Paraíba..

.:: EXEMPLO EM MISSÕES E TRABALHO SOCIAL :..

Na área social, o Campo de Jandira também tem trabalhado com afinco. Atráves da Fundação Beneficiente Monte Sião, entidade sem fins lucrativos mantida pela própria Igreja e que se destina a ajudar os irmãos e necessitados em geral da cidade de Jandira, com distribuição mensal de cerca de 80 cestas básicas, arrecadação e distribuição de roupas, calçados, medicamentos, entre outros;

O Campo de Jandira, através de seu Departamento de Missões, está atravessando fronteiras, desenvolvendo trabalhos, abrindo igrejas, mantendo obreiros, que mesmo diante de dificuldades e lutas estão fazendo a obra de Deus com profundo amor pelas almas. Contribui mensalmente com o trabalho “Meninas dos Olhos de Deus”, projeto da Missão Cristã Mundial (MCM) que objetiva resgatar meninas (crianças e adolescentes) que são vendidas por seus pais para a prostituição, na Ásia, principalmente no Nepal e Índia.

Também trabalha em parceria com a ONG Amigos na Noite, entidade filantrópica em Natal-RN que sai às ruas pelas madrugadas para levar alimentos (pães, sopão, cachorro-quente), roupas, calçados e o santo Evangelho aos que estão marginalizados pela sociedade e moram nas ruas. E contribui com o Ministério JEAME que tem a missão de resgatar, reintegrar crianças e adolescentes em situação de risco social, especialmente as que vivem na região central de São Paulo.

Ao longo de seus 59 anos de Fundação, fazendo parte da História do Centenário da Assembléia de Deus no Brasil, o Campo de Jandira tem cumprido o mandamento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo, Pregai o Evangelho a toda a criatura” – Mc 16:15. Tanto indo pessoalmente, como ajudando também aos que vão. E cremos que continuaremos avançando em vitória até o Rei Jesus voltar. Maranata!

 
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Jandira - Min. Madureira
Rua: Henrique Sammartino, 19 - Centro - Jandira - SP CEP: 06600-160
Telefone: 55 (11) 4789-6373 - contato@adjandira.com.br

FacebookYoutube

Desenvolvido por: Lime Agência